31/01/2024 | Geral

Previsão para Santa Catarina: trimestre será de altas temperaturas e chuva próxima da média

Previsão indica que a chegada do outono deve marcar o fim do El Niño Por Marcionize Elis Bavaresco

Os catarinenses podem esperar chuvas dentro da média e temperaturas próximas a acima da média nos meses de fevereiro, março e abril – é o que aponta o Boletim de Previsão Climática divulgado pela Epagri/Ciram. Conforme o analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, Haroldo Tavares Elias, essa é uma boa notícia para os agricultores catarinenses.

Colheita do milho em SC
Colheita do milho já está andamento no Estado (Foto: Aires Mariga/Epagri)

Caso a previsão se confirme, especialmente em março, a perspectiva é que a finalização da colheita do milho e a colheita da soja ocorram sem intercorrências. “Nesse período, pouca chuva favorece a colheita e a qualidade dos grãos”, explica Haroldo.

A previsão também indica que a chegada do outono de 2024 deve marcar o fim do El Niño. O início da estação no Hemisfério Sul ocorre no dia 20 de março às 00h06. Confira a previsão climática para Santa Catarina:

Chuva mal distribuída

Durante o mês de fevereiro, a chuva deve ser mal distribuída no Estado e estar associada ao processo de convecção, que caracteriza as “chuvas de verão”. A previsão para Santa Catarina aponta que podem ocorrer chuvas intensas no Litoral e no Vale do Itajaí devido à circulação marítima. “No fim do verão, ainda sob influência do El Niño, permanece o risco de eventos extremos com chuva forte e totais elevados em um curto intervalo de tempo, temporais com forte atividade elétrica, granizo e ventania”, destaca Gilsânia Cruz, meteorologista da Epagri/Ciram.

Em março e abril, os volumes de chuva devem ficar próximos do esperado para o período.

Temperatura

Ao longo do trimestre, a temperatura deve permanecer próxima a acima da média climatológica em Santa Catarina. Nos meses de fevereiro e março, as massas de ar quente atuam com frequência, com dias consecutivos de temperatura alta, inclusive à noite. Ondas de calor são esperadas no verão, especialmente devido à influência do El Niño.

“Podem ocorrer episódios isolados com temperatura mais baixa na madrugada e ao amanhecer, com geada nas áreas altas do Planalto Sul. Esses episódios devem ser mais frequentes no decorrer de abril, com a chegada das primeiras massas de ar frio ao Estado”, acrescenta a meteorologista da Epagri/Ciram Marilene de Lima.

Fim do El Niño

Em dezembro de 2023, a temperatura da superfície do mar (TSM) seguiu elevada em todo o Pacífico Equatorial, com anomalia positiva próxima e acima de 2°C, devido à atuação do El Niño forte. Em janeiro de 2024, observa-se uma diminuição desse aquecimento em boa parte do Pacífico Equatorial.

Para os próximos meses, a previsão é de término do fenômeno El Niño, que deve levar a um predomínio da neutralidade no decorrer do outono. Há possibilidade de ocorrer La Niña na sequência e as condições serão monitoradas nos próximos meses.

Acompanhe a Epagri/Ciram e fique sempre por dentro da previsão para Santa Catarina.