Ir direto para menu de acessibilidade.
Conheça o tema

Comércio Exterior

Na área temática de Comércio Exterior são apresentadas as informações relativas às exportações, importações e à balança comercial do agronegócio de Santa Catarina, além de um comparativo com o desempenho nacional. Os painéis contêm volumes e valores mensais e anuais dos produtos do agro exportados ou importados por Santa Catarina desde 2010.

As exportações monitoradas são dos produtos e grupos de produtos agropecuários que possuem maior relevância para o Estado em termos de volume ou valor movimentado. Por esse motivo, não são destacados produtos de grande relevância na pauta de exportações do agro brasileiro, como açúcar, café e laranja, pois não têm volumes expressivos comercializados internacionalmente por Santa Catarina. Nos painéis interativos também há informações sobre os principais destinos dos produtos catarinenses.

Em relação às importações, são monitorados os produtos cuja entrada no Estado pode afetar o mercado para os produtores catarinenses pelo fato de Santa Catarina ser um importante produtor ou consumidor. Por exemplo, a importação de alho, cebola e leite afeta o preço que os produtores locais recebem pelo produto; no caso das importações de milho, o volume que entra no Estado influencia os custos de produção das proteínas animais, que usam o milho como insumo. Também, são levantados os países de origem dos produtos e a evolução do valor e do volume importado.

Exportações pelo porto de São Francisco do Sul
Porto de São Francisco do Sul - Foto: Assessoria de imprensa
Início da página
Skip to content