Áreas temáticas
Exportações pelo Porto de São Francisco

Comércio Exterior

Aqui você encontra dados sobre produtos exportados e importados por Santa Catarina. Os números são atualizados mensalmente e permitem o monitoramento da variação da balança comercial do Estado e um comparativo com o desempenho nacional. Há informações sobre os principais destinos dos produtos catarinenses e da evolução das exportações desde 2010. Também, são monitorados os países de origem dos produtos que chegam a Santa Catarina e a evolução do valor e do volume importado.

Desempenho do Agro

Envolve dados e indicadores, como o Produto Interno Bruto (PIB) e o Valor Adicionado Bruto (VAB) dos setores econômicos dos municípios, regiões e do Estado. São apresentadas informações e indicadores setoriais, como o volume produzido e o Valor da Produção Agropecuária (VPA), com destaque para os 55 produtos de maior importância para o agro catarinense. Além disso, constam números e indicadores da evolução das áreas cultivadas e da variação da produtividade obtida nas culturas agrícolas.

Aires Mariga

Desenvolvimento Rural

Abrange informações do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) – que considera a renda, a longevidade e a educação – e dados demográficos dos municípios, regiões e do Estado, com especial interesse sobre a população rural. Contempla os dados de censos agropecuários, como o número e a área dos estabelecimentos rurais, a estrutura fundiária e a utilização das terras agrícolas, o perfil dos produtores e as pessoas ocupadas no meio rural, por município, microrregião do IBGE e região Agro.

Acesse e conheça

Infraestrutura de apoio à produção

Nessa área temática se encontram dados sobre as estruturas de apoio às cadeias produtivas, desde as propriedades ou unidades de produção até os sistemas e estruturas dos serviços públicos envolvidos. São apresentadas informações sobre a rede de armazenagem de grãos, outorga e captação de água, capacidade de armazenamento de água da chuva, unidades de abate e transformação de produtos de origem animal vinculadas aos serviços de inspeção federal, estadual e municipais.

Mercado Agropecuário

Engloba informações do Sistema de Levantamento de Preços Agropecuários de Santa Catarina. São pesquisados, periodicamente, o valor que os produtores recebem pela sua produção e os preços com que os produtos são vendidos no mercado atacadista. Ainda, são acompanhados os preços dos principais insumos e serviços necessários à produção e, anualmente, os preços de terras agrícolas. As informações estão disponíveis em painéis interativos que permitem consultas por área geográfica e recorte temporal.

Acesse e conheça
Aquisição de sementes e equipamentos conta com políticas de fomento

Políticas Públicas

Nessa área estão disponíveis tabelas, gráficos e mapas que permitem acompanhar e monitorar as principais políticas públicas federais e estaduais destinadas à agropecuária e ao desenvolvimento rural catarinense. São apresentadas informações das modalidades de crédito rural, sobre programas e ações de fomento à produção agropecuária e melhoria da infraestrutura no meio rural. Nos painéis, é possível observar a evolução das políticas públicas no Estado e em cada uma das regiões e dos municípios.

Aires Mariga

Produção Agropecuária

As informações disponíveis abrangem uma diversidade de indicativos, dados e informações sobre a área, produção e produtividade de diferentes culturas agrícolas em Santa Catarina. Estão inclusos dados sobre a silvicultura (produção de madeira) e extração vegetal (caso da erva-mate e do pinhão). Também, estão disponíveis levantamentos sobre a pecuária, que inclui a criação de gado, aves, suínos e peixes. Nos painéis, além dos dados totais, é possível acompanhar a evolução das culturas e criações ao longo dos últimos anos.