Ir direto para menu de acessibilidade.
04/08/2023 | Podcasts

Pense Agro

Apresentamos o Pense Agro, o podcast oficial do Observatório Agro Catarinense. 📅Não esqueça, os episódios saem toda semana, nas quintas-feiras. Vários temas relacionados aos agronegócios e ao rural catarinense estão na pauta! #15 – Panorama da agropecuária catarinense Chegamos ao último episódio da temporada! 👏Mas calma, no próximo semestre voltaremos com tudo.Neste episódio relembramos as […] Por Observatório Agro Catarinense

Apresentamos o Pense Agro, o podcast oficial do Observatório Agro Catarinense.


📅Não esqueça, os episódios saem toda semana, nas quintas-feiras. Vários temas relacionados aos agronegócios e ao rural catarinense estão na pauta!

#15 - Panorama da agropecuária catarinense

Chegamos ao último episódio da temporada! 👏
Mas calma, no próximo semestre voltaremos com tudo.
Neste episódio relembramos as contribuições de vários dos nossos entrevistados para a construção de um panorama da agropecuária catarinense. Vai perder a chance de saber mais sobre as principais características do agro de Santa Catarina?

#14 - Como a clima deve influenciar a agricultura catarinense nos próximos meses?

Neste episódio, nossos especialistas conversam sobre a influência climática na agricultura, oferecendo insights valiosos sobre o que os agricultores podem esperar e como podem se preparar para os desafios. Do impacto das mudanças sazonais nas safras ao papel crucial da temperatura e das precipitações, mergulharemos nas nuances climáticas que moldarão o cenário agrícola em Santa Catarina. 

#13 - Como o excesso de chuva afeta a safra de cebola?

As chuvas do mês de outubro causaram a redução na estimativa da safra de cebola em Santa Catarina, conforme explica o analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, Jurandi Gugel, entrevistado neste episódio do Pense Agro.
Segundo levantamento realizado pela Epagri, algumas plantações terão quebra na produção e na produtividade. No entanto, de acordo com o especialista na cadeia produtiva, o comportamento das chuvas nas próximas duas quinzenas será decisivo para que se possa avaliar, de maneira mais assertiva, como a safra de cebola deverá se desenvolver.

#12 - Quais as expectativas para a safra 2023/2024?

No décimo segundo episódio da segunda temporada do Pense Agro, abordamos as expectativas para a safra 2023/2024, explorando cenários e tendências que podem impactar a agricultura em Santa Catarina. O agrônomo Haroldo Elias compartilha análises sobre desafios e oportunidades.

#11 - Como as perdas com o excesso de chuva são levantadas?

O tema deste episódio é a participação da Epagri no levantamento das perdas da agropecuária com o excesso de chuva que atingiu Santa Catarina neste mês de outubro.

Os convidados para falar sobre as ações e inovações que a empresa tem implementado para qualificar esse trabalho foram o gerente do Departamento Estadual de Extensão Rural e Pesqueira da Epagri, Hoilson Fogolari, e o analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), Dilvan Ferrari.

#10 - Quais as perspectivas para a pecuária leiteira catarinense?

Neste episódio, conversamos sobre as perspectivas para a pecuária leiteira catarinense em curto e longo prazo. Nosso convidado, o analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, engenheiro agrônomo Tabajara Marcondes, fez uma análise da conjuntura internacional, nacional e estadual, que apontam para possíveis tendências e movimentos do setor.

#09 - Por que as exportações catarinenses de arroz têm crescido?

No nono episódio do podcast “Pense Agro”, conversamos sobre as exportações de arroz de Santa Catarina e sobre a estrutura da cadeia produtiva com a especialista do setor agrícola, a analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, Glaucia Padrão.

Glaucia é economista e trouxe várias informações sobre o mercado e a composição do custos de produção.

#08 - Como o mercado de fertilizantes tem se comportado em 2023?

Neste episódio conversamos com o gerente de negócios da Fecoagro, Jairo Loose, sobre o mercado de fertilizantes. Ele falou sobre os impactos do atraso na aquisição dos fertilizantes para a cadeia de processamento e distribuição do insumo.
O episódio teve ainda um bônus. Um bate papo com o analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, o engenheiro agrônomo Haroldo Tavares Elias. Ele nos atualizou sobre a situação da implantação das lavouras e sobre o acompanhamento da safra.

#07 - Qual a força da maçã na fruticultura catarinense?

No sétimo episódio do podcast Pense Agro, conversamos sobre a força da maçã na fruticultura catarinense. O Estado conta com a maior produção do Brasil. As frutas chegam a vários cantos do país e também no exterior. Quer saber mais sobre os aspectos econômicos da produção de maçã em Santa Catarina?
O analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, economista Rogério Goulart Jr., foi o entrevistado deste episódio e contou quais os principais destinos da fruta catarinense, as característica desse mercado, a movimentação dos preços e muito mais.

#06 - Como a safra catarinense é monitorada?

No sexto episódio do podcast Pense Agro, conversamos sobre o Projeto Safras, que monitora o andamento e o resultado da safra dos principais produtos agropecuários produzidos em Santa Catarina.
O especialistas do setor agrícola, o analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, Fernando de Luca, foi o encarregado de explicar a forma como esse acompanhamento acontece.

#05 - Cereais de inverno podem ser alternativa econômica?

No sexto episódio do podcast Pense Agro, conversamos sobre o Projeto Safras, que monitora o andamento e o resultado da safra dos principais produtos agropecuários produzidos em Santa Catarina.
O especialistas do setor agrícola, o analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, Fernando de Luca, foi o encarregado de explicar a forma como esse acompanhamento acontece. 

#04 - os cultivos de alho e cebola são viáveis em SC?

No quarto episódio do podcast “Pense Agro”, mergulhamos na análise dos cultivos de alho e cebola no cenário agrícola de Santa Catarina. Exploramos a pergunta fundamental: será que essas culturas tão populares são verdadeiramente viáveis no solo catarinense? Junte-se a nós enquanto conversamos com o especialistas do setor agrícola, o analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, Jurandi Gugel.

#03 - Por que Santa Catarina bateu recorde na produção de soja?

Está no ar o terceiro episódio do Pense Agro, o podcast oficial do Observatório Agro Catarinense. Neste episódio, conversamos com o analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, Haroldo Tavares Elias, sobre a produção recorde de soja na safra catarinense de 2022/2023 e sobre a perspectiva para a safra 2023/2024.

#02 - Exportação de carnes: riscos e oportunidades

Neste episódio, conversamos com o analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, Alexandre Giehl, que acompanha a cadeia produtiva de carne em Santa Catarina.
Falamos sobre exportações, comportamento de preços e sobre os dados disponíveis no Observatório Agro Catarinense.

#01 - Importações de leite e derivados: um problema para a cadeia produtiva?

Neste primeiro episódio, que tem como convidado o analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, Tabajara Marcondes, trata do aumento das importações de leite e derivados e das implicações para a cadeia produtiva do leite, que tem grande importância socioeconômica para Santa Catarina.

Ouça também em seu streaming favorito

Início da página
Skip to content