Vídeos
- 
                  
                    Vídeos- Desempenho histórico impulsiona novo ciclo do milho em Santa Catarina
- Epagri comemora 50 anos de pesquisa e projeta um futuro agropecuário pautado em inovação e sustentabilidade
- Epagri/Cepa: 50 anos de dados que guiam decisões estratégicas para o agronegócio catarinense
- Epagri celebra 50 anos de pesquisa e debate os rumos da ciência agropecuária em seminário estadual
- Santa Catarina avança na produtividade no setor da pecuária leiteira
- Agronegócio catarinense bate recordes e reforça protagonismo nacional
- Exportações de carnes de Santa Catarina batem recorde histórico de receita em setembro
- Cebolicultura catarinense projeta alta de 6,9% na produção
- Epagri promove Dia de Campo e abertura da colheita da cebola em Ituporanga
- Estimativa da Safra de Verão 2025/26 mostra cenário de ajustes e decisões estratégicas para o agro
- Epagri/Cepa valida custos referenciais de banana, maçã e maracujá
- 50 anos de pesquisa da Epagri transformam o Brasil de importador a exportador de maçã
- Santa Catarina atinge recorde histórico na safra de tabaco e fatura R$ 4,59 bilhões
- Pecuária impulsiona PIB catarinense com alta em frango e suíno
 
- 
                    
                      Página de exemplo
- 
                    
                      Home
- 
                    
                      Áreas Temáticas
- 
                    
                      Notícias
- 
                    
                      Publicações
- 
                    
                      Quem Somos
- 
                    
                      Redes Sociais
- 
                    
                      Endereço
- 
                    
                      Newsletter
- 
                    
                      Publicações
- 
                    
                      Notícias
- 
                    
                      Quem Somos
- 
                    
                      Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais da EPAGRI
- 
                    
                      Painéis
- 
                    
                      Áreas Temáticas
- 
                    
                      Pesca
- 
                    
                      Aquicultura
- 
                    
                      Acesso à área restrita
- 
                    
                      Minha conta
- 
                    
                      Acesso negado
- 
                    
                      Área Restrita
- 
                    
                      Minha conta
- 
                    
                      Acesso não autorizado
- 
                    
                      Desempenho da agropecuária e do agronegócio de Santa Catarina: 2024
- 
                    
                      Introdução
- 
                    
                      Produtividade e área
- 
                    
                      Relações de troca
- 
                    
                      Custo de produção
- 
                    
                      Comércio Exterior
- 
                    
                      Valor da produção
- 
                    
                      Boletim Agropecuário – maio/2025
- 
                    
                      Boletim Agropecuário – julho/2025
- 
                    
                      Boletim Agropecuário – junho/2025
- 
                    
                      Boletim Agropecuário – agosto/2025
- 
                    
                      Equipe-todos
- 
                    
                      Boletim Agropecuário – setembro/2025
- 
                    
                      Estimativas safras de verão – 2025-2026
- 
                    
                      Boletim Agropecuário – outubro/2025
Após vários anos de retração na área cultivada, a safra 2025/2026 de milho em Santa Catarina começa com sinal de recuperação. A estimativa inicial aponta um aumento de 0,83% na área plantada em relação ao ciclo anterior. A produtividade média projetada é de 8.735 quilos por hectare, o que poderá representar o segundo melhor desempenho da série histórica, já que a safra passada foi excepcional em termos de rendimento.
Entre os dias 20 e 23 de outubro, a Epagri promoveu um seminário em Florianópolis para comemorar os 50 anos de pesquisa na empresa e debater o futuro da ciência no campo. O evento reuniu cerca de 400 pessoas, entre pesquisadores, dirigentes e parceiros institucionais. As discussões apontaram que os próximos 50 anos da pesquisa agropecuária em Santa Catarina serão marcados pela inovação aberta, pela sustentabilidade e pela integração entre biotecnologia, digitalização e práticas agroecológicas.
Santa Catarina é um estado pequeno em extensão territorial, ocupa a 20ª posição entre os estados brasileiros nesse quesito. No entanto, quando o assunto é produção de alimentos, a realidade é bem diferente: o estado se destaca como o oitavo maior produtor do país. Parte desse sucesso se deve ao trabalho silencioso, mas essencial, do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), que atua nos bastidores da agropecuária catarinense, organizando dados e transformando informação em estratégia.
Entre os dias 20 e 23 de outubro, a Epagri realiza o Seminário Estadual de Inovação e Sustentabilidade na Pesquisa Agropecuária: Desafios e Oportunidades, em Florianópolis, em comemoração aos 50 anos de pesquisa agropecuária da empresa. O objetivo do evento é discutir os rumos da pesquisa para o futuro, em alinhamento às demandas dos produtores catarinenses para a competitividade do agronegócio.
 Em 2024, Santa Catarina se consolidou como o quarto maior produtor de leite do país, com uma produção de 3,3 bilhões de litros, crescimento de 3% em relação a 2023 e representando 9% do total nacional, segundo dados atualizados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em 2024, Santa Catarina se consolidou como o quarto maior produtor de leite do país, com uma produção de 3,3 bilhões de litros, crescimento de 3% em relação a 2023 e representando 9% do total nacional, segundo dados atualizados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Santa Catarina continua como destaque nacional em vários produtos conforme os dados agropecuários de 2024 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com apenas 95,7 mil km² e uma população de 8,2 milhões de habitantes, Santa Catarina ocupa a 20ª posição em extensão territorial no país, mas está entre os oito maiores estados brasileiros que se destacam no agronegócio.
Santa Catarina encerrou o mês de setembro de 2025 com resultados históricos nas exportações de carnes. O Estado exportou 197,7 mil toneladas em carnes (frango, suínos, perus, patos, marrecos, bovinos e outras) totalizando US$ 438,1 milhões em receitas — o maior valor mensal já registrado na série histórica, iniciada em 1997 e o segundo melhor desempenho em quantidade.
A cebolicultura catarinense está na entressafra, com lavouras em bom estado, projeção de produção em alta e mercado pressionado pela oferta nacional. De acordo com os analistas do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), na primeira quinzena de setembro, as lavouras comerciais da safra 2025/26 já estavam 100% implantadas, algumas delas em fase de bulbificação.
No dia 8 de outubro, quarta-feira, a Estação Experimental da Epagri em Ituporanga (EEITU) promove um o Dia de Campo para marcar a abertura da colheita de cebola. O evento começa às 8h e a cerimônia de abertura ocorre às 11h30min com a presença de autoridades e entidades representativas dos produtores rurais. É esperado um público de aproximadamente 300 pessoas, entre técnicos, estudantes de Agronomia e escolas técnicas e produtores de cebola de Ituporanga e de municípios do Alto Vale do Itajaí. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo fone (47) 3533-8818 com Adriana, ou apontando a câmera do celular ara o QR publicado ao final desta matéria.
O Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) divulgou, na última segunda-feira (29), as primeiras estimativas para a safra de verão 2025/26 em Santa Catarina, envolvendo arroz, soja, milho grão, milho silagem, feijão, maçã, banana e tabaco. Os analistas de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural apontam para expectativa de crescimento na produtividade de várias culturas, especial a produção de maçãs que na próxima safra deve alcançar 615 mil toneladas, representando um crescimento de 28% em relação ao ano anterior.

O Projeto Integrado de Custo de Produção Referencial de Frutas, coordenado pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) em parceria com o Programa de Fruticultura da Epagri, promoveu painéis de especialistas em Itajaí, São Joaquim e Araranguá. As reuniões reuniram produtores, técnicos, cooperativas e representantes do setor para validar coeficientes técnicos e critérios de custeio nas principais regiões produtoras de banana, maçã e maracujá.
Se hoje podemos saborear uma maçã produzida em terras brasileiras, isso se deve grandemente ao trabalho de pesquisa da Epagri. Essa empresa pública do governo de Santa Catarina, vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, é responsável pelo maior programa de melhoramento genético da fruta no País, além de ser protagonista em diversas pesquisas para o desenvolvimento de tecnologias de produção que são essenciais na matriz produtiva da maçã nos dias atuais.
O Boletim Agropecuário de setembro de 2025, elaborado pela Epagri/Cepa com base nos dados da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), revela que a safra de tabaco na região Sul do Brasil atingiu 719,9 mil toneladas em 309,9 mil hectares. O crescimento da área cultivada, aliado à produtividade estável e à valorização dos preços, garantiu os maiores volumes e faturamento do setor nos últimos cinco anos.
O Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina avançou 5,4% nos 12 meses encerrados em junho, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo estimativas da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan). No acumulado de janeiro a junho de 2025, a economia catarinense registrou expansão de 6,1%.
