Ir direto para menu de acessibilidade.
24/01/2024 | Políticas Públicas

Dados sobre a pesca em Santa Catarina serão disponibilizados ao Observatório Agro Catarinense

Durante o evento também foram anunciadas outras medidas de apoio aos aquicultores e pescadores catarinenses Por Marcionize Elis Bavaresco

Por meio de um acordo de parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, firmado entre a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), a Secretaria Executiva da Aquicultura e Pesca (SAQ) e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), serão disponibilizados ao Observatório Agro Catarinense dados sobre a pesca no Estado. A assinatura do acordo ocorreu em solenidade realizada na última terça-feira, onde também foram anunciadas outras ações de apoio ao setor da aquicultura e pesca.

Solenidade de anúncio de medidas para a Aquicultura e Pesca
Solenidade em que acorde foi assinado ocorreu na terça-feira (Foto: Roberto Zacarias/Secom)

Conforme a gerente do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), Edilene Steinwandter, o objetivo é que esses dados sejam utilizados para o desenvolvimento de painéis interativos sobre o setor, os quais deverão ser integrados ao Observatório Agro Catarinense. Além de democratizar o acesso às informações, a parceria irá possibilitar estudos e análises a partir do cruzamento de diferentes bancos de dados, o que tem potencial para qualificar as informações que poderão fundamentar futuras políticas públicas.

Outras ações

Durante o evento, que contou com a participação do governador Jorginho Mello, outras medidas de apoio aos aquicultores e pescadores catarinenses foram anunciadas. Entre elas está a subvenção para o óleo diesel utilizado por embarcações catarinenses de pesca industrial e artesanal; a parceria entre a SAQ, a Udesc e a Fapesc para o Projeto Biologia Populacional de Recursos Pesqueiros Catarinenses (Biopesca SC); e o Termo de Autorização para o uso temporário de área no lago artificial do Sapiens Parque S.A. para estudos relacionados à criação de tainha e robalo. 

Conforme o secretário Executivo de Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo, esse é um momento ímpar para toda a cadeia produtiva da pesca em Santa Catarina. “O Estado está sendo pioneiro com um projeto de pesquisa que vai nos ajudar a trabalhar com a realidade dos dados, da ciência, gerando mais oportunidades. Essa conquista representa muito para a Secretaria e para o pescador catarinense que agora sabe que tem um lugar certo para tratar das pautas do setor. O governador Jorginho Mello elevou o patamar da aquicultura e pesca catarinenses e os resultados serão ainda mais promissores”, disse.

Início da página
Skip to content