Ir direto para menu de acessibilidade.
2022/10/09 | Quem Somos

Nossa história

História do Observatório Agro Catarinense O primeiro movimento para a construção de um Observatório, no bojo da Epagri/Cepa, ocorreu ainda na década de 1980. Mas foi com as inovações tecnológicas e mudanças socioculturais dos últimos 10 anos que a iniciativa ganhou corpo e prioridade. Percebeu-se, de maneira ainda mais clara, que os dados são estratégicos […] Por Danismar Paz

História

do Observatório Agro Catarinense

O primeiro movimento para a construção de um Observatório, no bojo da Epagri/Cepa, ocorreu ainda na década de 1980. Mas foi com as inovações tecnológicas e mudanças socioculturais dos últimos 10 anos que a iniciativa ganhou corpo e prioridade. Percebeu-se, de maneira ainda mais clara, que os dados são estratégicos para a tomada de decisões eficientes, eficazes e sustentáveis, inclusive nas áreas da agropecuária, pesca, florestal e do desenvolvimento rural.

Em 2016, por meio de uma parceria com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), a Epagri/Cepa e a SAR implementaram o Sistema Integrado de Informação Agropecuária (SIIA) de Santa Catarina. A iniciativa reuniu em um mesmo espaço virtual dados de diferentes órgãos públicos. Esse passo foi fundamental para que, em 2018, a Epagri/Cepa e a SAR implementassem o site e o aplicativo do Infoagro.

O sucesso dessa ferramenta foi determinante para que se legitimasse novos investimentos com foco no cruzamento, análise e produção de indicadores sobre o ambiente rural e seus negócios. Com esse objetivo, desde 2019 vem sendo construído o Observatório Agro Catarinense. O projeto que formalizou as etapas de sua implementação, junto à Epagri, foi aprovado em dezembro de 2021.

O lançamento da primeira etapa de implantação do Observatório ocorreu em dezembro de 2022, mesma data em que foi firmado o acordo de colaboração técnica entre a SAR, Epagri, Cidasc e Ceasa para intercâmbio de dados e informações voltados à operacionalidade do SIIA. Esse é um mecanismo fundamental para o desenvolvimento do Observatório Agro Catarinense, que se beneficia de dados do SIIA, aos quais relaciona uma série de outros bancos de dados.

Gostou deste conteúdo?
Início da página
Skip to content