Ir direto para menu de acessibilidade.
18/08/2023 | Produção Agropecuária

Por que Santa Catarina bateu recorde na produção de soja? Confira no terceiro episódio do podcast Pense Agro

Alteração no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) também foi abordado Por Marcionize Elis Bavaresco

A área plantada com soja, em Santa Catarina, cresceu mais de 40% nos últimos 10 anos, conforme dados disponíveis no painel de produção agropecuária. Esse é um dos fatores, há outros, que levaram o Estado a colher uma safra recorde de soja. A informação foi repassada pelo analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), Haroldo Tavares Elias, em entrevista para o podcast Pense Agro.

Outro aspecto que vem movimentando agricultores e técnicos que atuam no setor é a possibilidade de mudança no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). Para este ano, o período de plantio da soja foi limitado a 100 dias, com término em 29 de dezembro. Segundo o Ministério da Agricultura, a medida visa controlar a ferrugem asiática. Haroldo explica que, como em Santa Catarina o plantio da segunda safra se estende pelo mês de janeiro, caso a alteração seja mantida poderá afetar a implantação das lavouras. 

Este é o terceiro episódio da primeira temporada do podcast oficial do Observatório Agro Catarinense (ouça aqui). Os episódios são lançados sempre nas quintas-feiras. Para não perder nenhum, curta o perfil do Observatório nas redes sociais digitais.

 

Início da página
Skip to content