13/09/2023 | Produção Agropecuária

IBGE divulga pesquisa da Produção Agrícola Municipal 2022 e Epagri lança estimativas da safra catarinense de verão 2023/2024

Divulgação e lançamento serão realizados em evento presencial nesta quinta-feira (13), no auditório da Epagri Por Marcionize Elis Bavaresco

Na quinta-feira, 14, um evento conjunto entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) vai trazer dados inéditos para a agropecuária brasileira e catarinense. O IBGE vai apresentar os resultados da pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM) 2022 e a Epagri vai lançar as estimativas iniciais da Safra Catarinense de Verão 2023/2024 e as perspectivas climáticas para a referida estação. O evento será às 10h no auditório da Epagri, em Florianópolis, com transmissão pelo YouTube.

PAM

Na PAM o IBGE divulga os resultados econômicos de 64 produtos da agricultura nacional, com detalhamento municipal. Essa pesquisa é uma das principais fontes de estatísticas econômicas agrícolas municipais, levantando informações sobre área plantada, área colhida, quantidade produzida, rendimento médio obtido e valor da produção das culturas temporárias e permanentes. A publicação traz informações relevantes para os planejamentos público e privado desse segmento econômico, bem como para a comunidade acadêmica e o público em geral, contribuindo também como instrumento, utilizado pelas Contas Nacionais, para o cálculo do Produto Interno Bruto brasileiro.

A PAM teve início no Ministério da Agricultura em 1938. A partir de janeiro de 1974, o IBGE tornou-se responsável por todas as fases da pesquisa.

Safra de verão em SC

Lavoura de milho
Milho é uma das culturas de verão acompanhadas pela Epagri/Cepa. Foto: Aires Mariga/arquivo Epagri

As estimativas da safra catarinense de verão 2023/2024 serão apresentadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) e a previsão climática pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Epagri/Ciram). Serão anunciadas as expectativas de área plantada, produtividade e produção para as seguintes culturas: soja, milho (silagem e grão), arroz, feijão, fumo, banana, maçã, tomate, batata e mandioca.

Serviço:

O que: Divulgação da Produção Agrícola Municipal 2022 e Lançamento das estimativas da safra de verão 2023/2024

Quando: Quinta-feira, 14 de setembro, às 10h

Onde: presencial no auditório da Epagri – Rodovia Admar Gonzaga, 1347, Itacorubi – Florianópolis, SC / on-line pelo link: https://youtube.com/live/4KxbsLeF70A