06/02/2024 | Produção Agropecuária

Evento em Fraiburgo marca o início da colheita da maçã em SC

Na safra 2023/2024 devem ser colhidas cerca de 496 mil toneladas de maçã em SC Por Observatório Agro Catarinense

É tempo de colher maçã. Nesta segunda-feira (5), ocorreu a abertura oficial da colheita da maçã, em Fraiburgo, na região agro do Vale do Rio do Peixe. Representando o governador Jorginho Mello, o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, participou do evento junto com a secretária adjunta de Estado do Turismo, Catiane Seif. Na safra 2023/2024 devem ser colhidas cerca de 496 mil toneladas de maçã, segundo estimativa da Epagri/Cepa disponível no site do Observatório Agro Catarinense (área temática de Produção Agropecuária).

Abertura da colheita de maçã em Fraiburgo
Evento de abertura oficial da colheita em Fraiburgo (Foto: Will Nieckarz).

Santa Catarina cultiva cerca de 15,3 mil hectares de maçã. Na safra 2022/23 a colheita foi de 557 mil toneladas. Em 2022, o Valor da Produção Agropecuária (VPA) da maçã foi de R$ 840 milhões (Epagri/Cepa, no Observatório). A variedade Fuji ocupa a maior área colhida, seguida pela Gala e variedades precoces.

“Somos campeão nacional na produção de maçã, isso é fruto do trabalho conjunto com os nossos produtores, por meio da Epagri, Cidasc, Ceasa, cooperativas e setor privado. Temos o compromisso com a pesquisa e proteção dos nossos pomares. Estamos trabalhando para viabilizar mais infraestrutura para o campo e para garantir a sucessão familiar. O turismo também tem sido uma das forças para alavancar o setor”, afirma o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto.

Produção estadual de maçã

A microrregião de Joaçaba, onde se localiza o município de Fraiburgo, responde por cerca de 14% da produção estadual de maçã, a variedade Gala é a mais cultivada. A região vem ampliando o cultivo de variedades precoces, como a Eva, Condessa e Monalisa, essas duas últimas foram desenvolvidas pela Epagri e apresentam resistência às principais doenças que atingem os pomares. As microrregiões  dos Campos de Lages e de Curitibanos representam cerca de 86% da produção estadual.

Além de alavancar a mão de obra de Fraiburgo, a colheita da fruta ainda é responsável pelo fortalecimento do turismo local. O município é o segundo colocado do Estado em produção de maçã, a área cultivada é de aproximadamente 1,7 mil hectares. As pesquisas são permanentes, o extensionista da Epagri de Fraiburgo, Marcos Pritsch, apresentou a Gala Gui, variedade pesquisada pela estação experimental de Caçador. Segundo ele, trata-se de um fruto de alta qualidade e resistente à principal doença de verão da maçã, a mancha foliar de glomerella.  “É uma planta sadia, bem desenvolvida, que tem potencial produtivo”, explica.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da SAR