Ir direto para menu de acessibilidade.
18/09/2023 | Institucional

Como a safra catarinense é monitorada?

Tema foi discutido no 6º episódio do podcast Pense Agro Por Marcionize Elis Bavaresco

O episódio do Pense Agro, o podcast oficial do Observatório Agro Catarinense, lançado na última quinta-feira (14), aborda a forma como o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) monitora as safras catarinenses dos principais produtos agrícolas. O convidado para falar sobre o tema é o engenheiro agrônomo, analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, Fernando de Luca.

Pense Agro - Fernando de Luca
Episódio foi ao ar na última quinta-feira (14)

Ele explica que o acompanhamento é feito por meio do Projeto Safras, que é um projeto de pesquisa de caráter continuado desenvolvido pelo Cepa anualmente. O objetivo é disponibilizar dados sobre a área plantada, a produção e a produtividade de produtos com importância econômica para o Estado. “São mais de 20 produtos monitorados”, lembra.

No episódio também são abordados os cuidados que o centro de pesquisa mantém para garantir a confiabilidade e a precisão dos dados divulgados. Atualmente, os números são levantados por uma equipe de 10 agentes de mercado distribuídos por todas as regiões de Santa Catarina. Esses agentes mantêm contato com informantes-chave, ligados ao setor agropecuário, que fornecem as informações. Depois de levantados, os números passam por um processo de análise e crítica desenvolvido pelos analistas do Cepa.

Atualmente a Epagri/Cepa também atua em projetos de pesquisa que pretendem ampliar as fontes de coleta dos dados, com a possibilidade de acoplar ao processo, por exemplo, imagens de satélites e feitas a partir de tecnologia embarcada em drone. Os dados do monitoramento das safras podem ser acessados no painel de Produção Agropecuária, no Infoagro, no Boletim Agropecuário e na Síntese Anual da Agricultura.

Ouça o episódio para saber mais:

Quer ouvir pelo Soundcloud? Clique AQUI.

Quer ouvir pelo Spotify? Clique AQUI.

Quer ouvir diretamente no site? Clique AQUI.

Início da página
Skip to content