Ir direto para menu de acessibilidade.
22/05/2023 | Mercado Agropecuário

Exportação de arroz em alta, preços da soja e do milho em baixa; confira as informações do Boletim Agropecuário de maio

Produção de arroz em SC deve superar 1,2 milhão de toneladas na safra 2022/23 Por Marcionize Elis Bavaresco

O arroz catarinense, cada vez mais, tem alcançado o mercado internacional. Conforme informações disponíveis no Boletim Agropecuário de maio, nos primeiros quatro meses deste ano Santa Catarina exportou quase o dobro de todo o grão vendido no mercado internacional durante 2022. Esse é um dos fatores que têm influenciado o aumento dos preços do produto, já que com as exportações em alta e a expectativa de problemas na safra gaúcha, o arroz catarinense está com bom espaço no mercado.

Colheita do arroz irrigado
Colheita do arroz em SC chegou a 99,9%. Foto: Aires Mariga/Arquivo Epagri

Atualmente a colheita, em Santa Catarina, foi praticamente encerrada. A expectativa da Epagri/Cepa é que o Estado tenha uma produção de cerca de 1,2 milhão de toneladas de arroz na safra 2022/23, em aproximadamente 147 mil hectares de área plantada.

Milho e soja

O milho e a soja, por outro lado, têm apresentado queda expressiva nos preços, aponta o levantamento apresentado no Boletim. Em relação a abril, os preços do milho recuaram 11,4%, já em relação aos 12 meses anteriores o recuo foi de 18,8%. Entre os motivos para esse comportamento do mercado está a boa safra nacional, a perspectiva de uma colheita satisfatória nos Estados Unidos e a diminuição do valor do dólar em comparação com a moeda brasileira.

A soja, que deve ter produção recorde em Santa Catarina, teve um recuo nos preços de 8,01% na comparação de maio com abril e de 21,8% em relação aos 12 meses anteriores. O motivo da queda tem influência da supersafra brasileira e, também, da expectativa de uma produção recorde nos Estados Unidos na temporada 2023/2024.

Outros produtos

O Boletim Agropecuário é publicado mensalmente pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa). Ele é resultado do acompanhamento periódico do desenvolvimento  das  safras,  da  produção e  dos  mercados  para os produtos  selecionados.

Além do arroz, do milho e da soja, também estão disponíveis informações atualizadas sobre o trigo, o feijão, a maçã, o alho, a cebola, as carnes (bovina, suína e de frango) e o leite.

Mais informações sobre as safras também podem ser acessadas por meio dos painéis da área temática de Produção Agropecuária; já os dados de preços estão disponíveis nos painéis de Mercado Agropecuário; e os dados de importação e exportação no painel de Comércio Exterior.

Início da página
Skip to content