Ir direto para menu de acessibilidade.
29/08/2023 | Institucional

Equipe apresenta o Observatório e o Infoagro para jovens rurais e colaboradores em Campos Novos

Objetivo é tornar as tecnologias informacionais do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) conhecidas por quem vive e trabalha no campo Por Marcionize Elis Bavaresco

Tornar as tecnologias informacionais do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) conhecidas por quem vive e trabalha no campo. Esse é um dos objetivos da equipe que atua na implantação do Observatório Agro Catarinense. Por isso, na semana passada, pesquisadores vinculados ao projeto estiveram em Campos Novos/SC. 

Na oportunidade, jovens rurais que participavam de um curso de formação e lideranças de cooperativas regionais tiveram a oportunidade de saber mais sobre o Observatório Agro Catarinense e sobre o Infoagro. O encontro aconteceu no Centro de Treinamento da Epagri em Campos Novos (Cetrecampos). O evento também contou com palestras técnicas e exposição de projetos em andamento.

Coube ao analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, João Alves, e ao especialista em Geoprocessamento, Murilo Schramm da Silva, apresentarem o Observatório. A apresentação do Infoagro ficou a cargo do analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, Fernando de Luca.

Capacitação

A palestra inicial apresentou os dados preliminares do mapeamento da soja por imagens de satélite em Santa Catarina, que vem sendo realizado por meio de uma parceria entre Epagri/Cepa, Epagri/Ciram e Conab, com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A explanação coube ao pesquisador do Ciram, Kleber Trabaquini e ao bolsista Murilo Schramm da Silva.

A meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, apresentou a previsão climática para o trimestre e as possíveis consequências da influência do El Niño. A conjuntura do mercado de grãos foi abordada pelo pesquisador do Cepa, Haroldo Elias, e pelo agente técnico da Epagri, Evandro Anater. Já a formação dos preços e principais fatores que atuam no mercado das commodities, no segundo semestre de 2023, foi o tema da palestra do consultor Clebi Renato Dias.

Início da página
Skip to content