Ir direto para menu de acessibilidade.
25/07/2025 | Geral

Epagri apoia novo empreendimento turístico com flores na Serra de SC

Na Serra Catarinense, a produtora Lígia Melo de Liz aposta no cultivo de lavanda, unindo beleza, aromaterapia e turismo para gerar renda e diversificar a produção rural. Por Epagri

A Serra Catarinense estará ainda mais bonita e cheirosa em breve. Afinal, novos jardins começam a colorir os campos da região. São flores que, mais do que aroma e beleza, podem fazer brotar dinheiro. 

A empresária Lígia Melo de Liz é de Otacílio Costa, cidade de 18 mil habitantes, distante 50 quilômetros de Lages e uma potência nacional em silvicultura. E é entre as enormes florestas de pinus e eucalipto que Lígia descobriu outro potencial. Bem menor em tamanho, mas que pode proporcionar negócios tão grandes quanto.

Lígia Melo de Liz produz lavanda em área de 90 hectares, onde já investe em reflorestamento, agricultura e pecuária (Fotos: Pablo Gomes/ Epagri)

Em uma área de 90 hectares, onde já investe em reflorestamento, agricultura e pecuária, Lígia começou a cultivar lavanda, flor famosa pelo perfume e delicadeza. Tudo começou há apenas seis meses. E, desde o princípio, a empreendedora conta com o suporte da Epagri.

A equipe do escritório municipal, formada pelos extensionistas rurais Murilo Pereira da Silva Nunes e Marcelino Campagnaro e pela auxiliar administrativa Alessandra Steffen do Amaral Westphal, foi procurada e abraçou a causa.

Três mil mudas foram plantadas e, daqui a meio ano, começarão a ser colhidas. A aposta da empresária está na produção do óleo essencial da lavanda, bastante conhecido por suas propriedades terapêuticas; e na abertura ao turismo, locando a propriedade para eventos, ensaios fotográficos e outras produções que encontrarão no local um belo cenário.

Extensionistas Murilo Pereira da Silva Nunes e Marcelino Campagnaro dão apoio à inciativa

“Agradeço muito à Epagri, pois está sempre junto conosco, desde o início, em todo o processo, nos dando apoio e incentivo”, diz Lígia.

“Aqui a gente vê uma realidade de empreendimento já implantado e contribuindo com a melhoria da qualidade de vida da família, inclusive financeiramente. Que a Lígia sirva de exemplo para mais pessoas. Este é o papel da Epagri: disponibilizar conhecimento e tecnologia a todos os produtores”, conclui o extensionista Murilo Nunes.

Por: Pablo Gomes, jornalista bolsista Epagri/Fapesc

Início da página
Skip to content