16/03/2023 | Desenvolvimento Rural

Milhos da Epagri são destaque na 7ª Festa das Sementes Crioulas de Anchieta

A 7ª Festa das Sementes Crioulas de Anchieta acontece de 17 a 19 de março, juntamente com a 13º Expo Anchieta Por Observatório Agro Catarinense

Os três milhos Variedades de Polinização Aberta (VPA) desenvolvidos pela Centro de Pesquisa para a Agricultura Familiar da Epagri (Epagri/Cepaf) farão parte das tecnologias da Empresa a serem levadas para a 7ª Festa das Sementes Crioulas de Anchieta, que acontece de 17 a 19 de março no município, juntamente com a 13º Expo Anchieta. No estande da Epagri os visitantes poderão saber mais sobre as características dos milhos SCS154 Fortuna, SCS155 Catarina e SCS156 Colorado, como também levar amostras para casa.

Cartaz de divulgação

Esses milhos são mais rústicos, têm boa resistência à estiagem, boa produtividade e excelente relação custo-benefício. Felipe Bermudez, melhorista genético na Epagri/Cepaf, explica que a grande plasticidade genética é um dos segredos do bom desempenho a campo dos milhos VPA.

O pesquisador esclarece ainda que o milho VPA é diferente do transgênico e do híbrido. Ele é resultado de melhoramento genético em campo, sem alteração de genes em laboratório. “É um produto rústico, muito adequado à produção familiar, já que não exige grandes investimentos em tecnologia, como adubação e defensivos. O custo da semente também é bem mais acessível a pequenos agricultores, na comparação com híbridos e transgênicos”, contextualiza o Felipe.

Para o extensionista rural da Epagri em Anchieta, Jacir Francisco Strapazzon, o evento é uma grande oportunidade para a Epagri cumprir com seu papel de disseminar e melhorar da diversidade dos cultivos de milho no município, que ostenta os títulos de Capital Nacional da Produção de Sementes Crioulas, instituído pela Lei Federal nº 13.562/2017, e de Estadual do Milho Crioulo, concedido através da Lei Estadual nº 11.455/2000.

Tecnologias e oficinas técnicas

No estande a Epagri também terá distribuição de mudas de flores e de árvores nativas, demonstração para a criação de abelhas nativas, exposição do modelo de criação de terneiras preconizado pela Empresa e apresentação de maquete de silo secador de grãos, com recomendações para a construção e funcionamento. No local ainda terá monitores projetando vídeos técnicos da Epagri e divulgando dados da estação meteorológica de Anchieta.

A programação do evento conta com 15 oficinas, das quais duas serão ministradas pelos extensionistas rural e social da Epagri do município de Princesa: “Abelha sem ferrão”, por Leandro Hubner, e “PANCs e sua utilização na gastronomia saudável” , por Graziele Paula Dal Toé Schnorr. As oficinas são gratuitas e serão promovidas no sábado, 18, das 9h às 11h. Inscrições podem ser feitas aqui.

A 7ª Festa das Sementes Crioulas de Anchieta conta também com exposição de animais, shows culturais, gastronomia regional e desfile artístico-cultural. O evento é uma realização da prefeitura e da Câmara dos Vereadores, e recebe o apoio da Epagri, CDL, Acisa, Cooperanchieta, Sintrat e entidades locais.

Veja os benefícios dos milhos variedades de polinização aberta desenvolvidos pela Epagri: