Ir direto para menu de acessibilidade.
Metodologia

Dados e atualização

Preços de produtos agropecuários

O levantamento dos preços recebidos pelos produtores é efetuado com frequência diária, semanal e mensal. Para cada frequência de levantamento existem listas de produtos específicos, que são agrupados em função de sua dinâmica de mercado. Semanalmente, também são realizados levantamento de preços no mercado atacadista (do valor com os produtos agrícolas são vendidos no atacado).

Após o levantamento dos preços junto aos informantes chaves, os dados sofrem um processo de crítica de consistência dos valores. Somente após essa análise são geradas as informações de preços, tendo como referência o preço mínimo, o preço mais comum e o preço máximo para cada produto monitorado. A divulgação é feita na mesma periodicidade dos levantamentos.

A crítica de consistência pelo qual passa os dados levantados é realizada desde a coleta até o término do levantamento. No primeiro momento, com base no conhecimento factual que o técnico tem quanto à realidade do mercado, é feita uma comparação horizontal dos preços dos produtos a fim de detectar discrepâncias.

No segundo momento, é realizada uma análise da evolução de valores anteriores e de indicadores e fatores econômicos correlacionados, que possam levar a uma depuração dos dados. Cabe ressaltar que todas as etapas levam em consideração o sigilo sobre os preços individualizados, pois os técnicos recebem informações de comerciantes concorrentes.

Insumos e serviços

O levantamento dos preços dos insumos e serviços é efetuado três vezes ao ano, nos meses de abril, julho e outubro, em uma amostra de informantes para as dez regiões agro de Santa Catarina. Após a coleta dos preços e da crítica de consistência dos valores, são calculados os preços médios estaduais para cada produto pesquisado.. A divulgação é feita no início do mês seguinte ao do levantamento.

Terras agrícolas

Os preços de terras agrícolas são levantados anualmente pela Epagri/Cepa. Os resultados são apresentados por município catarinense para sete classes de terra: Terra de Primeira, Segunda, Terceira (alta declividade), Várzea Sistematizada e Não Sistematizada, Campo Nativo e Terra para Servidão Florestal (Reserva Legal).

Os preços das terras são valores referenciais do município, por isso, estão sujeitos a grandes variações motivadas pela localização do imóvel, topografia e qualidade do solo, grau de aproveitamento agrícola, entre outros fatores. O objetivo do levantamento é conhecer a evolução dos preços das terras utilizadas na agricultura, de modo a permitir e subsidiar o gerenciamento de políticas agrícolas e dar suporte a estudos e projetos. Não está no escopo de metas informar preços de terras para balizar negócios com terras ou referenciar arbitragens.

É importante lembrar que o levantamento é de natureza declaratória, ou seja, o que o informante declara é, a princípio, a expressão da verdade. Por isso, os dados devem ser entendidos como um referencial de comercialização e não como um fato consumado. É possível que o verdadeiro valor seja, exclusivamente, do conhecimento das partes envolvidas (comprador e vendedor).

Forma de apresentação dos preços

Preço mais comum: valor mais frequente de um conjunto de preços relativos a um mesmo produto agrícola, insumo ou fator de produção, e referente a uma determinada época e local.
Preço máximo: maior dos valores dentre um conjunto de preços relativos a um mesmo produto agrícola, insumo ou fator de produção, e referente a uma determinada época e local.
Preço mínimo: menor dos valores de um conjunto de preços relativos a um mesmo produto agrícola, insumo ou fator de produção, e referente a uma determinada época e local.
Preço médio: valor médio obtido através da média aritmética simples a partir de um conjunto de preços relativos a um mesmo produto agrícola, insumo ou fator de produção, referente a uma determinada época e local.

Painel sobre o mercado agropecuário catarinense
Foto: Marcionize Bavaresco - Epagri/Cepa
Início da página
Skip to content