Analista da Epagri/Cepa apresenta ferramentas de apoio à decisão no Extengrãos 2025
Nesta quinta-feira, 31 de julho, a cidade de Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, sediou o Seminário Extengrãos 2025, promovido pela Epagri, com foco nas tendências e desafios da produção de grãos em Santa Catarina. O encontro ocorreu na comunidade de Serra dos Índios e reuniu produtores, técnicos e pesquisadores da região.
Entre os destaques do evento, o analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da Epagri/Cepa, Haroldo Tavares Elias, apresentou ferramentas tecnológicas que auxiliam a tomada de decisão no campo, o Observatório Agro Catarinense e o InfoAgro. As plataformas, desenvolvidas pelo Cepa, reúnem dados sobre custos de produção, relação de troca entre insumos e produtos, além de análises de mercado para culturas como milho e soja. “Foi uma experiência interessante, pois além do evento conversamos com vários técnicos da Epagri e de Cooperativas sobre a conjuntura atual do mercado de grãos na região do Alto Vale”, afirmou Elias.

Também participou do seminário o pesquisador Hamilton Vieira, da Epagri/Ciram, que trouxe projeções climáticas para a próxima safra e apresentou o Agroconect, sistema que integra informações meteorológicas para o planejamento agrícola.
O Extengrãos, organizado pela Epagri, foi coordenado pelo engenheiro-agrônomo Ricieri Verdi, do Programa Grãos do Alto Vale. Na véspera do evento, Elias e o extensionista Julio Melin, representante da Epagri/Cepa no Alto Vale, se reuniram com as equipes de compras de grãos da Pamplona e da Cravil, para apresentar os sistemas de informação da Epagri e discutir a atual conjuntura do mercado agrícola.