Epagri apoia novo empreendimento turístico com flores na Serra de SC
A Serra Catarinense estará ainda mais bonita e cheirosa em breve. Afinal, novos jardins começam a colorir os campos da região. São flores que, mais do que aroma e beleza, podem fazer brotar dinheiro.
A empresária Lígia Melo de Liz é de Otacílio Costa, cidade de 18 mil habitantes, distante 50 quilômetros de Lages e uma potência nacional em silvicultura. E é entre as enormes florestas de pinus e eucalipto que Lígia descobriu outro potencial. Bem menor em tamanho, mas que pode proporcionar negócios tão grandes quanto.

Em uma área de 90 hectares, onde já investe em reflorestamento, agricultura e pecuária, Lígia começou a cultivar lavanda, flor famosa pelo perfume e delicadeza. Tudo começou há apenas seis meses. E, desde o princípio, a empreendedora conta com o suporte da Epagri.
A equipe do escritório municipal, formada pelos extensionistas rurais Murilo Pereira da Silva Nunes e Marcelino Campagnaro e pela auxiliar administrativa Alessandra Steffen do Amaral Westphal, foi procurada e abraçou a causa.
Três mil mudas foram plantadas e, daqui a meio ano, começarão a ser colhidas. A aposta da empresária está na produção do óleo essencial da lavanda, bastante conhecido por suas propriedades terapêuticas; e na abertura ao turismo, locando a propriedade para eventos, ensaios fotográficos e outras produções que encontrarão no local um belo cenário.

“Agradeço muito à Epagri, pois está sempre junto conosco, desde o início, em todo o processo, nos dando apoio e incentivo”, diz Lígia.
“Aqui a gente vê uma realidade de empreendimento já implantado e contribuindo com a melhoria da qualidade de vida da família, inclusive financeiramente. Que a Lígia sirva de exemplo para mais pessoas. Este é o papel da Epagri: disponibilizar conhecimento e tecnologia a todos os produtores”, conclui o extensionista Murilo Nunes.
Por: Pablo Gomes, jornalista bolsista Epagri/Fapesc