Ir direto para menu de acessibilidade.
20/10/2026 | Boletim Agropecuário

Boletim Agropecuário de outubro produzido pela Epagri/Cepa está disponível para consulta 

O documento traz indicadores atualizados e análises que ajudam a compreender o cenário e as tendências do agronegócio catarinense. Por Cristiele Deckert

O Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) disponibilizou, nesta terça-feira (20), a edição de outubro do Boletim Agropecuário de Santa Catarina. A publicação reúne indicadores atualizados e análises elaboradas pelos técnicos do Centro, que ajudam a compreender o desempenho das principais cadeias produtivas, identificar tendências de mercado e orientar decisões estratégicas para o agronegócio catarinense. O material apresenta informações sobre preços, produção e condições climáticas. Acesse a edição completa neste link.

Assista abaixo à apresentação completa do Boletim Agropecuário, feita pela equipe da Epagri/Cepa.

 

Veja os principais dados e análises do Boletim Agropecuário de outubro de 2026, organizados por cadeia produtiva de Santa Catarina:

 

Arroz

O mercado de arroz continua a trajetória de recuperação dos preços em setembro. Esse comportamento reflete a baixa oferta do produto no mercado, resistência dos produtores em ampliar as vendas e variação da demanda ao longo do mês. Em setembro, a saca de 50 kg atingiu R$ 71,92 em Santa Catarina (+10,53% ante agosto) e R$ 80,79 no Rio Grande do Sul (+8,82%), ritmo que continuou nos primeiros dez dias de outubro, com médias parciais de R$ 73,52 (+2,2%) e R$ 82,81 (+2,5%), respectivamente. Paralelamente, a balança comercial de janeiro a setembro fechou favorável ao país, com US$ 388,70 milhões em exportações contra US$ 318,80 milhões em importações, liderada pelos gaúchos com US$ 373,64 milhões (96,1% do total nacional) e seguida pelos catarinenses com US$ 9,20 milhões (2,4%), valor que supera em 4,3 vezes o acumulado de todo o ano de 2025.

Para a safra 2026/27, a Epagri/Cepa projeta recuo de 7,3% na produção e na produtividade em Santa Catarina devido a chuvas associadas ao El Niño, com expectativa de colher 1,2 milhão de toneladas e rendimento de 8.369 kg/ha em 143,4 mil hectares mantidos. A atividade permanece concentrada no Litoral Sul (67,4%), área prevista para sofrer o maior impacto, no Litoral Norte (23,5%) e no Alto Vale do Itajaí (9,1%). Atualmente, 66% da área projetada está plantada, sendo que 89% das lavouras apresentam boas condições; os 11% restantes, em situação média (8%) e regular (3%), foram atingidos por enchentes no Sul e no Alto Vale do Itajaí e passaram ou passarão por replantio.

 

Feijão 

O mercado brasileiro de feijão registrou valorização em setembro, impulsionado pela transição entre o fim da terceira safra (2025/26) e o início do plantio do primeiro ciclo (2026/27). A restrição de oferta e a cautela dos compradores sustentaram os preços pagos aos produtores. Em Santa Catarina, o feijão-carioca encerrou o mês cotado a R$ 268,80 a saca de 60 quilos, com alta mensal de 5,7%, enquanto o feijão-preto atingiu R$ 201,80 a saca, avanço de 4,6%.

Para a primeira safra de 2026/27, o estado prevê cultivar 22 mil hectares — redução de 18% na área devido a custos elevados, baixa atratividade econômica e riscos do El Niño. A produção catarinense é estimada em 45 mil toneladas, volume 13% menor que o ciclo anterior. Apesar dos atrasos na semeadura provocados por chuvas intensas e pouca luz, cerca de 32% da área foi plantada até o fim de setembro, com 97% das lavouras em boas condições e bom desenvolvimento vegetativo inicial.

 

Trigo 

O mercado brasileiro de trigo manteve cotações firmes em setembro, impulsionado pela baixa oferta nacional e por adversidades climáticas no Sul. Em Santa Catarina, o preço médio pago ao produtor subu 3,51% no mês, alcançando R$ 73,47 por saca de 60 kg. No cenário nacional, a área plantada atingiu o menor patamar desde 2017 (menos de 2,0 milhões de hectares), reduzindo a produção projetada para 6,3 milhões de toneladas. Para suprir a demanda interna de 2027, a indústria precisará importar até 7,5 milhões de toneladas sob custos elevados do dólar e do frete, em um contexto de retração de 2,6% na safra global estimada pelo USDA.

Paralelamente, a safra catarinense projeta queda de 36,5% na colheita em relação ao ciclo 2025/26, somando 243,4 mil toneladas, reflexo da redução de 34,6% na área plantada e de 2,8% na produtividade média (3.562 kg/ha). Até o fim de setembro, apenas 14% da área do estado havia sido colhida. Chuvas intensas, ventos fortes e alta umidade atingem regiões produtoras como Chapecó, Xanxerê e São Miguel do Oeste, provocando acamamento de plantas e riscos de giberela. Embora 85% das lavouras remanescentes apresentem boas condições, atrasos e danos por erosão e granizo sustentam as incertezas no encerramento da safra.

 

Milho

O preço médio do milho recebido pelos produtores de Santa Catarina atingiu R$63,26/sc em setembro, uma alta de 2,9% em relação a agosto, embora o valor ainda acumule queda de 1,9% nos últimos 12 meses. A alta é sustentada pela demanda interna, impulsionada pelo consumo das indústrias de etanol e de proteína animal, além da menor oferta por parte dos produtores. Por outro lado, o avanço da colheita nos Estados Unidos e o ritmo lento das exportações brasileiras limitaram uma valorização mais expressiva.

Para a primeira safra, a estimativa é de um crescimento de 3,4% na área destinada ao cultivo de milho-grão no estado, com produtividade estável em cerca de 9,6 mil kg por hectare. A semeadura avançou rápido e atingiu 67% da área prevista na primeira semana de outubro, impulsionada pelo receio dos agricultores de enfrentarem poucas janelas de tempo firme no período. Até o momento, 90% das lavouras catarinenses apresentam boas condições de desenvolvimento.

 

Soja 

O mercado de soja encerrou setembro em alta, com o preço médio recebido pelo produtor catarinense em R$ 140,59/sc, valorização de 6,8% em relação a agosto e de 9,0% no comparativo anual. A alta foi impulsionada pela baixa oferta da safra antiga, demanda aquecida pela indústria e incertezas climáticas no início do novo plantio, sendo contida no fim do mês pelo avanço da colheita nos Estados Unidos. Para outubro, a tendência é de estabilização dos preços.

Para a primeira safra 2026/27, o estado prevê uma leve redução de 0,35% na área cultivada, motivada pela cautela dos agricultores frente aos riscos do El Niño. Contudo, a estimativa de produção alcança 2,98 milhões de toneladas, um crescimento de 2,1% suportado pelo ganho de 2,4% na produtividade após a recuperação da recente estiagem. Favorecido pelo clima, o plantio atingiu 5% da área no início de outubro, à frente do ritmo da safra anterior, com 97% das lavouras em boas condições.

 

Maçã

O preço médio da maçã na Ceasa/SC registrou alta de 17,8%, entre agosto e setembro de 2026, cotado a R$ 105,63 por caixa de 18 kg. Apesar da reação recente, puxada pelas variedades Fuji (+21,5%) e Gala (+14,7%), as cotações do terceiro trimestre ficaram 32,4% abaixo das do ano passado devido aos elevados estoques da safra 2025/26. Para conter a desvalorização e equilibrar a oferta com a demanda no segundo semestre, cooperativas e classificadoras adotam o escalonamento da comercialização, com expectativa de estabilização dos preços no atacado em outubro.

Para a safra 2026/27, a projeção é de uma recuperação de 4,9% na produção das principais regiões produtoras, somando 714,8 mil toneladas. A variedade Fuji lidera a estimativa, respondendo por 52,8% do volume total, seguida pela Gala, com 45,4%, e pelas maçãs precoces, com 1,7%. O destaque do estado permanece na Microrregião dos Campos de Lages, responsável por 82,8% da safra esperada (590 mil toneladas, alta de 2,9%), enquanto a região de Joaçaba deve produzir 87,4 mil toneladas (+24,5%) e Curitibanos projeta 35,4 mil toneladas (-1,3%).

 

Alho 

Mesmo sob chuvas intensas e pouca insolação, 88% das lavouras de alho em Santa Catarina apresentam boas condições e 12% intermediárias, com 70% das áreas no estágio de diferenciação e relatos pontuais de bacterioses e larva-da-delia. Em setembro, o preço médio no atacado estadual ficou em R$ 14,95/kg, variação de −0,1% frente a agosto e de −27,4% ante setembro de 2025 (valores deflacionados). Apesar da queda anual, a cotação acumula alta de 25,6% desde maio (R$ 11,90/kg), sinalizando uma tendência de valorização favorável ao produtor catarinense para o início da colheita.

Para a safra atual, o custo de produção estimado em abril é de R$ 89.672,61 por hectare, exigindo um preço mínimo de R$ 8,96/kg na produtividade padrão de 10 t/ha, valor que cai para R$ 7,93/kg se confirmadas as projeções de campo. No comércio exterior, setembro registrou a importação de 6,62 mil toneladas de alho, recuo mensal de 30,4%. O dispêndio financeiro com as compras externas somou US$ 10,16 milhões no período, montante 15,2% inferior ao total desembolsado no mês de agosto.

 

Cebola 

Apesar das chuvas e da baixa incidência solar, 90% das lavouras de cebola, em Santa Catarina, apresentam bom desenvolvimento,  enquanto 10% estão em condições médias. Cerca de 20% das áreas estão na fase de bulbificação,. A safra mantém previsão de 497,9 mil toneladas em 16.322 hectares, com produtividade de 30.505 kg/ha, embora haja relatos pontuais de erosão e doenças fúngicas. No mercado, o menor volume ofertado no país elevou o preço no atacado para R$ 5,40/kg, alta de 33% em relação a agosto e de 177,4% frente ao mesmo mês do ano passado (valores deflacionados).

O custo de produção catarinense, estimado em abril em R$ 49.244,13 por hectare, exige um valor mínimo de R$ 1,96/kg para cobrir despesas na média histórica de 25 t/ha, número que cai para R$ 1,61/kg ao considerar a produtividade atual prevista. O cenário de oferta restrita refletiu-se também no comércio exterior: em setembro, as importações da hortaliça totalizaram 2.106 toneladas, volume 337% superior ao registrado no mês anterior. O movimento demandou um investimento de US$ 1,205 mil no período, montante 323% maior que o dispêndio verificado em agosto.

 

Bovinocultura 

O preço do boi gordo em Santa Catarina subiu 1,7% na primeira quinzena de outubro, alcançando a média de R$ 368,45 por arroba. Esse valor é 12,5% superior ao registrado no mesmo período de 2025, já corrigido pelo IGP-DI. A alta é impulsionada pela restrição na oferta nacional de animais para abate e pelo aquecimento da demanda interna com a proximidade das festas de fim de ano. Esses fatores contiveram o impacto da queda das exportações brasileiras de carne bovina sobre os preços. Os embarques recuaram 1,4% em setembro frente a agosto e 35,7% ante setembro do ano passado, reflexo direto do recuo de 94,2% nas vendas para a China, causado pelo esgotamento das cotas com tarifas reduzidas.

Entre janeiro e setembro, Santa Catarina abateu 542,7 mil cabeças de gado, retração de 1,4% em relação aos mesmos meses do ano anterior. O desaquecimento no ritmo da produção é consequência da mudança de ciclo pecuário após o recorde de 761,3 mil abates em 2025, período marcado pelo descarte acentuado de fêmeas (55,5% do total). O atual movimento de retenção de fêmeas pelos produtores diminui a disponibilidade de animais para abate no estado, sustentando a tendência de oferta mais restrita no mercado regional.

 

Avicultura 

Em setembro, Santa Catarina exportou 111,1 mil toneladas de carne de frango, gerando US$ 236,2 milhões em receitas. O volume representa uma alta de 4,8% em relação a agosto e queda de 4,8% na comparação com setembro de 2025, enquanto o faturamento subiu 0,6% e 1,9%, respectivamente. Trata-se do melhor resultado da série histórica, iniciada em 1997, para o mês de setembro em faturamento e o terceiro maior em volume. No acumulado dos nove primeiros meses do ano, a produção catarinense alcançou 693,3 milhões de aves (+1,4%).

De janeiro a setembro, os embarques do estado somaram 977,7 mil toneladas e US$ 2,09 bilhões, crescimentos de 11,9% em volume e 17,7% em receitas frente ao mesmo período de 2025. O desempenho garantiu ao estado o recorde histórico em faturamento para o intervalo. No âmbito nacional, Santa Catarina respondeu por 24,6% das receitas e 22,7% do volume de carne de frango exportado pelo Brasil no período.

 

Suinocultura

Santa Catarina exportou 64,2 mil toneladas de carne suína em setembro, gerando US$ 152,2 milhões em receitas. O volume representa alta de 0,6% ante agosto, mas recuo de 11,2% sobre setembro de 2025, enquanto o faturamento caiu 1,6% e 16,2%, respectivamente. Apesar da retração mensal, o acumulado de janeiro a setembro atingiu o melhor desempenho da série histórica para o período, com 565,4 mil toneladas (+0,6%) e US$ 1,4 bilhão em vendas (+0,9%). No âmbito nacional, o estado foi responsável por 48,6% do volume e 51,8% do faturamento da suinocultura brasileira no ano.

Na produção, o estado somou 14,4 milhões de suínos nos primeiros nove meses de 2026, volume 3,1% superior ao do mesmo período do ano anterior. Já o preço do suíno vivo voltou a subir na primeira quinzena de outubro, após sucessivas quedas, registrando alta de 4,3% na média estadual frente a setembro, impulsionada pelos produtores independentes (+8,9%). Apesar da reação recente, o valor atual acumula defasagem de 35,6% na comparação com o preço médio de setembro de 2025, corrigido pelo IGP-DI.

 

Leite 

Em 2025, a produção de leite em Santa Catarina alcançou o recorde decenal de 3,43 bilhões de litros (+4,1%), liderando a produtividade nacional com 17,21 litros/vaca/dia (+7,9%), mesmo com a redução de 3,3% no rebanho ordenhado (780,6 mil cabeças). Já em setembro de 2026, as exportações de lácteos saltaram 305,3% no mês, somando 92,4 toneladas, enquanto as importações caíram 38%, para 515,2 toneladas, o que reduziu o déficit comercial para 422,8 toneladas. Os principais produtos comprados foram queijos (64%), gorduras lácteas (18%) e leite em pó (12,4%), vindos da Argentina (80,8%), do Uruguai (15,1%) e dos Estados Unidos (3,7%).

Em outubro de 2026, o preço pago ao produtor recuou 2,2% no mês, cotado a R$ 2,66/litro, mas acumulou alta de 7,7% em relação a outubro de 2025. No atacado, o mês registrou queda no leite UHT (R$ 4,53/l; −2,2%), na mussarela (R$ 32,71/kg; −2,2%) e no leite em pó (R$ 27,63/kg; −0,4%), na contramão de altas na manteiga (R$ 7,96/200g; +1,4%) e no queijo prato (R$ 35,15/kg; +0,1%). No acumulado de 12 meses, destacaram-se os ganhos do queijo prato (+15,1%) e da mussarela (+10,5%) e os recuos do leite em pó (−11,3%) e da manteiga (−10,7%), enquanto o varejo da Grande Florianópolis teve no leite UHT (−3,2%) a maior retração mensal e no leite em pó (+6,8%) o principal avanço.

Por: 

Cristiele Deckert

Jornalista | Bolsista Fapesc Epagri/Cepa

📧 cristieledeckert@epagri.sc.gov.br

 

Início da página
Acessar o conteúdo
Observatório Agro Catarinense

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.