Ir direto para menu de acessibilidade.
01/03/2023 | Produção Agropecuária

Produtividade do arroz catarinense cresce 23% em 10 anos

Evolução na área plantada, do total produzido e da produtividade da cultura, em Santa Catarina, pode ser consultada no site do Observatório Agro Catarinense Por Marcionize Elis Bavaresco
Colheita do arroz irrigado
Produtividade é resultado de investimentos em tecnologia, adubação e novos cultivares. Foto: Aires Mariga/Epagri

Enquanto a área plantada com arroz variou pouco nos últimos 10 anos, cerca de 5% entre o ano com maior área e o ano com menor, a produtividade do arroz irrigado catarinense, por hectare, cresceu mais de 23%. Praticamente com a mesma área plantada, a produção total aumentou em mais de 232 mil toneladas da safra 2012/2013 para a safra 2021/2022. Os dados são do Observatório Agro Catarinense. No painel interativo, disponível aqui, é possível consultar os números da área plantada, produção e produtividade por município e região.

O levantamento é realizado pelo Centro de Pesquisa em Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa). Conforme a analista de Socioeconomia e Desenvolvimento Rural da unidade, Glaucia Padrão, o aumento na produtividade é resultado do investimento em tecnologia, adoção de adubação em período e quantidade corretos e adoção de sementes de alto potencial produtivo. Da área plantada, mais de 70% utilizam cultivares desenvolvidas pela Epagri. “Na safra 2021/22 por exemplo, as três principais cultivares utilizadas no estado foram desenvolvidas pela empresa, isso corresponde a 68% da área plantada total”, explica.

Safra 2022/2023

Atualmente, a colheita do arroz da safra 2022/2023 está em andamento. Até o  momento,  14,52%  da  área  semeada  no  Estado  foi  colhida, conforme dados do Boletim Agropecuário do mês de fevereiro de 2023, divulgado pela Epagri/Cepa. Na região Norte de Santa Catarina, onde tradicionalmente o plantio ocorre mais cedo, a colheita está mais avançada e já ultrapassou 30% da área plantada. 

Conforme Glaucia, o prolongado período de frio no segundo semestre de 2022 atrasou o ciclo da cultura. “Da área a campo, nesta época do ano, mais de 40% das lavouras deveriam estar em maturação, de acordo com a média das últimas safras, no  entanto, apenas 26% das lavouras estão nesse estágio”, explica. 

Estimativa

A perspectiva é de uma leve redução na produtividade da safra 2022-2023 em comparação com a safra anterior, quando foi registrada uma produtividade acima da média histórica. Mesmo assim, a perspectiva é de uma boa safra. A estimativa atual é de uma produção de mais de 1,25 milhão de toneladas, em 147,5 mil hectares.

O  mercado  do  arroz  fechou  o  ano  de  2022  com  preços  em  ascensão  e  continuou  essa  trajetória  nos primeiros  meses  de  2023,  tanto  em  Santa  Catarina,  quanto  no  Rio  Grande  do  Sul.  Em comparação com o mês de dezembro, o preço médio de janeiro, em Santa Catarina, foi 1,41% maior, fechado em R$ 82,25 a saca de  50kg.  Na  primeira  quinzena  de  fevereiro,  houve  um  incremento  nos  preços,  com  média  de R$ 83,11 a saca de 50kg, o que equivale a 1,05% de aumento em relação ao mês  anterior. 

De acordo com Glaucia, essa elevação ocorre em períodos de entressafra, portanto, de menor disponibilidade de produto no mercado interno. Além disso, o aumento das exportações brasileiras de arroz, especialmente a partir do Rio Grande do Sul, tem sido um fator importante de alta dos preços nos últimos meses. Com o avanço da colheita, a velocidade dessa elevação tende a reduzir, mas a expectativa  é  que  o  mercado  se  mantenha  aquecido  em  razão  da  menor  oferta  prevista  para  esta  safra. Isso decorre, principalmente, da redução de área plantada e da estiagem no Rio Grande do Sul,  além da expectativa de redução da produtividade nos dois estados.

Balanço de 2022

Depois de dois anos com bom resultado (2020 e 2021), o valor recebido pelos produtores em 2022, em média, não cobriu os custos de produção, que foram puxados para cima devido ao aumento dos preços de fertilizantes e agrotóxicos. Um dos fatores que colaborou para essa elevação foi a alta do dólar, já que a maioria dos agroquímicos utilizados no cultivo de arroz são importados.

Em  2022, o  valor  das  exportações  de arroz e derivados, de Santa Catarina, foi  de aproximadamente 4,08  milhões de dólares, resultado da comercialização de 8,6  mil  toneladas. Já o valor das importações, no acumulado do ano, chegou a 12,7 milhões de dólares e a 28,06 mil toneladas de arroz. A  entrada  do  produto  se  dá principalmente do Uruguai e do Paraguai.

Início da página
Skip to content