Conheça o tema

Infraestrutura de apoio à produção

A área temática abrange dados e informações sobre componentes importantes da infraestrutura necessária às cadeias produtivas da agropecuária catarinense.

Rede de armazenagem de grãos

A rede de armazenagem é composta por unidades públicas e privadas instaladas em Santa Catarina e credenciadas junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o armazenamento de produtos. Essa rede é habilitada a partir de normativas específicas, como a lei nº 9.973 de 2000, que dispõe sobre o sistema de armazenagem dos produtos agropecuários.

Recursos hídricos

Nos painéis interativos, constam informações sobre outro elemento fundamental à produção: a água. Como Insumo estratégico e finito, é fundamental acompanhar as pressões que a demanda do consumo exerce sobre o recurso natural e, assim contribuir para o planejamento de políticas e ações com foco na sustentabilidade e no equilíbrio de seu uso.

Com esse objetivo, são apresentados dados e informações do Sistema de Outorga de Água de Santa Catarina (Siout), conforme os mecanismos de regulação da captação de água em corpos hídricos ou poços. São apresentados os pontos com captação já autorizada e aqueles em que a solicitação aguarda análise documental e técnica da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Identificando a vazão de captação autorizada pelo órgão fiscalizador.

Água da chuva

Outra informação apresentada é composta por dados da capacidade instalada de armazenamento de água da chuva para usos diversos e dessedentação animal, especialmente de aves, suínos e bovinos. Os dados representam os esforços dos produtores e do Estado, através de políticas públicas, para apoiar e promover a sustentabilidade da produção animal. A ação é especialmente importante tendo em vista o histórico de estiagens que atingiram Santa Catarina nos últimos anos. O fenômeno afeta e limita a disponibilidade de água dos mananciais, contribuindo na redução de desempenho da produção com consequentes perdas econômicas.

Serviços de inspeção

Sobre essa subárea temática, são apresentados os dados da distribuição geográfica das unidades de produção registradas nos serviços de inspeção de produtos de origem animal, que podem ser de responsabilidade municipal, estadual ou federal. Essas estruturas estão relacionadas às possibilidades de transformação das matérias primas e agregação de valor em diferentes escalas agroindustriais. Também se relacionam ao interesse da saúde pública, pois são uma garantia da qualidade dos alimentos de origem animal produzidos e consumidos pela população.

Nos painéis interativos, são apresentadas as unidades de abate vinculadas ao Serviço de Inspeção Federal (SIF), ao Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e aos Serviços de Inspeções Municipais (SIMs). A comercialização da produção processada sob a responsabilidade de cada serviço pode ser comercializada nas seguintes abrangências:
SIF – Comercialização no território nacional e exportação (no caso de as plantas industriais estarem habilitadas)
SIE – Comercialização no território de Santa Catarina
SIM – Comercialização dentro dos limites geográficos do município onde a unidade está instalada

Armazenamento de água da chuva
Armazenamento de água da chuva é um dos aspectos monitorados. Foto: Arquivo Epagri