Conheça o tema

Desenvolvimento Rural

Com o objetivo de monitorar a situação do meio rural, o Observatório Agro Catarinense apresenta analiticamente um conjunto de indicadores de desenvolvimento da agricultura e do meio rural catarinense. Os painéis, com dados e informações apresentados em gráficos, tabelas e mapas estão organizados em três sub-áreas temáticas: Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM); demografia; e estrutura socioprodutiva da agricultura.

A sistematização dos dados é uma ferramenta oferecida à sociedade para análises detalhadas, seja por município, região ou em relação a todo o Estado.

Recorte dos dados

O IDHM é um importante indicador do desenvolvimento e sua evolução no tempo conta parte da história do desenvolvimento humano nas unidades da Federação e municípios brasileiros a partir das três dimensões que o compõem: longevidade, educação e renda. Os dados apresentados, referentes ao IDHM, contemplam os anos de 1991, 2000 e 2010.

Os dados demográficos alimentam as bases de informações de ministérios e secretarias estaduais e municipais da área social para a implementação e avaliação de políticas públicas. Também são o principal parâmetro para a distribuição das quotas partes relativas ao Fundo de Participação para os Estados e municípios brasileiros. Os dados sobre a população, aqui apresentados, têm com base nos censos demográficos do IBGE de 1981, 1990, 2000 e 2010.

A estrutura socioprodutiva da agricultura leva em consideração os dados disponíveis nos últimos cinco Censos Agropecuários do IBGE (1975, 1985, 1995, 2006, 2017). Eles permitem uma apresentação do perfil dos produtores rurais (responsável pelo estabelecimento rural); das características dos estabelecimentos agropecuários; das pessoas ocupadas e do valor da produção agropecuária. Os Censos Agropecuários são uma oportunidade única para elaboração de um retrato da estrutura socioprodutiva da agricultura e a comparação entre eles permite uma visão clara das mudanças estruturais no meio rural brasileiro.

Propriedade rural
Propriedade rural em Santa Catarina/Foto: Aires Mariga